Perfil da Empresa

A Tilibra, líder no segmento de papelaria, há mais de 95 anos escreve uma história de valor na cidade de Bauru, interior de São Paulo. Além da produção de Material Escolar e Produtos de Papelaria, a empresa também é destaque no mercado de agendas e de produtos inovadores para casa e escritório. Seus produtos podem ser encontrados nas mais diversas papelarias, supermercados, atacadistas e grandes varejistas do Brasil.

Em 2004 a Tilibra passou a integrar a divisão de negócios de papelaria do grupo norte-americano MeadWestvaco, líder global em produção e soluções de embalagens. Conhecido como MWV, o grupo também atua no mercado de materiais para escritório e produtos químicos especiais.

Em 2012, através de um processo de fusão, a divisão de negócios de papelaria do grupo MWV juntou-se à ACCO Brands, uma empresa que em mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos para escritório. A ACCO apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.

A Tilibra possui Missão e Valores bem definidos e busca colocá-los em prática diariamente nas relações com clientes, fornecedores e parceiros. A Missão é criar e fornecer produtos desejados pelos consumidores, oferecendo aos clientes boas oportunidades de negócios, excelentes resultados para os nossos acionistas e funcionários. Os valores são o respeito pelo indivíduo, compromisso com a excelência, trabalho em equipe, integridade, incentivo à criatividade, responsabilidade com a comunidade e respeito à diversidade.
Nosso propósito é oferecer produtos inovadores e de qualidade superior que tragam praticidade, segurança e conforto para o dia a dia no trabalho, em casa e na escola, e que possam contribuir para o desenvolvimento e o aprendizado de milhões de crianças, jovens e adultos por todo o Brasil.

Internamente, a empresa também possui um Código de Conduta que apresenta os princípios fundamentais que norteiam todas as suas atividades. Através deste código, todos os funcionários têm acesso às informações que irão direcionar o dia a dia de trabalho, sejam nas questões de qualidade, segurança, relacionamento e integridade.

Prêmio Excelência Empresarial

Promovido pelo Ciesp Bauru, valoriza a excelência em gestão e exemplo de empresa cidadã. De 12 edições, a Tilibra participou e foi ganhadora por 7 vezes na categoria Grande Porte. Em 2019, foi homenageada em evento de comemoração aos 55 anos de associação ao Centro das Indústrias do Estado de São Paulo.

Galeria de imagens

Prêmio Mérito Lojista

De 34 edições, a Tilibra tem 26 troféus, último recebido em 2014. O evento, conhecido como o “Oscar do Varejo Brasileiro”, é promovido pela Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL). A seleção de empresas ganhadoras é feita por clientes de diversas localidades do Brasil.

 

Galeria de imagens

23º Prêmio Melhores Marcas

Em 2023 foi premiada nas categorias Agendas, Cadernos, Estojos e Planners do evento realizado pela Revista Lojas. A Tilibra já venceu 15 vezes a principal categoria Empresa Master, além de receber troféus em diversas categorias. A escolha dos eleitos é baseada em pesquisas com proprietários de papelarias do país.

Galeria de imagens

Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho

Em 2011, o Prêmio de Qualidade no Trabalho, promovido pelo SESI,  classificou a Tilibra como a 4ª melhor empresa (etapa estadual) na categoria "Cultura Organizacional". O reconhecimento se deu por conta das práticas do Programa de Divulgação dos Valores Organizacionais da empresa.
Galeria de imagens

Prêmio Melhor Produto Capricho

Durante o Summit Capricho 2016, realizado na Editora Abril, a Tilibra foi premiada na categoria “Melhor Produto” por sua coleção de cadernos universitários lançada no volta às aulas.
Galeria de imagens

Prêmio Licensing Brasil

Evidencia o trabalho de licenciadores e licenciados. A Tilibra foi premiada, por 3 anos consecutivos, com as linhas Carrossel, Jolie e Monster High. 

Galeria de imagens

Prêmio de Licenciadores

Em 2018, no Summit Capricho, ganhou como Melhor Produto Licenciado, com a coleção de Planners. Também recebeu troféu, em 2013, como Licenciado Revelação da linha Monster High, no Mattel Summit.

 

Galeria de imagens

31º Prêmio Fernando Pini de Excelência Gráfica

Em 2023 venceu as categorias “Agendas” e “Cadernos em Geral” do mais importante prêmio da indústria gráfica nacional, organizado pela Associação Brasileira de Indústria Gráfica e Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica. 

 

Galeria de imagens

Prêmio CIEE Melhores Programas de Estágio

Tem reconhecimento pela excelência no Programa de Estágio de 2017.

Galeria de imagens

4º Prêmio Paulista de Excelência Gráfica Luiz Meltzer

Em 2023, a Tilibra foi reconhecida nas categorias “Rótulos e Etiquetas em Autoadesivo com efeitos especiais” e “Cadernos Promocionais e Agendas”. O prêmio é uma iniciativa da regional da Associação Brasileira da Indústria Gráfica de São Paulo.

Galeria de imagens

Troféu Fornecedor Destaque

Em 2019 recebeu o troféu Fornecedor Destaque, na categoria Papelaria, da rede de lojas Le Biscuit. A premiação valoriza a boa relação comercial entre Tilibra e Le Biscuit.

27º Concurso Theobaldo de Nigris

EEm 2023 ficou com 1º e 2º lugares no prêmio da Confederação Latino-Americana da Indústria Gráfica (Conlatingraf), o maior prêmio da indústria gráfica da América Latina. A empresa conquistou o 1º e 2º lugares nas categorias “Agendas Impressas com 4 ou mais cores” e “Cadernos Impressos em até 3 cores”.

Galeria de imagens

Prêmio Reclame Aqui

Em 2022, por meio de votação popular, a Tilibra recebeu a 3ª colocação na categoria Artigos para Escritório e Escolares. O evento evidencia a atuação das empresas que lidam diretamente com o consumidor.

11º Prêmio Regional de Excelência Gráfica Vinícius Viotto Coube

Em 2023 recebeu 3 troféus nas categorias Agendas, Papelaria em Geral e Cadernos escolares e promocionais. A premiação é realizada pela Associação Brasileira da Indústria Gráfica seccional Bauru.

Galeria de imagens

Prêmio Melhores do Ano Disney

Em 2023, a Tilibra foi reconhecida na categoria “Papelaria e Artigos de Festa” no Prêmio Melhores do Ano Disney. A premiação reconhece os melhores licenciados, a partir de critérios como impacto no negócio, criatividade, inovação e conformidade com as políticas da The Walt Disney Company.

Galeria de imagens

História

  • 2022

    A ACCO Brands Corporation consolidou seus negócios no Brasil, onde a Tilibra passou a ter a razão social ACCO Brands Brasil LTDA.

  • 2011 - 2021

    Em 2012, através de um processo de incorporação, a Tilibra juntou-se à ACCO Brands, uma empresa com mais de 100 anos de história tem sido um dos maiores fornecedores mundiais de produtos escolar e escritório. A ACCO Brands apresenta com orgulho uma história de liderança, inovação e foco na prática de um valor excepcional para seus acionistas e clientes, fornecendo produtos originais e de ponta.

     

     

  • 2001 - 2010

    Em agosto de 2004, o Grupo norte-americano Meadwestvaco adquiriu o controle acionário da Tilibra. O grupo MWV já mantinha negócios no Brasil, no setor de embalagens na cidade de Valinhos, com a Rigesa, adquirida em 1952. Contando com investimentos em modernos equipamentos, apostando no talento de sua valorosa equipe de profissionais e contando com o respaldo tecnológico e comercial do Grupo Meadwestvaco, a Tilibra, com seus produtos inovadores, se fez presente em 18 países do mundo, continuando assim sua trajetória de sucesso.
  • + Ver Mais
  • 1991 - 2000

    A década de 90 foi marcada por contratos exclusivos com artistas e personagens famosos como Xuxa, Snoopy, Garfield e Comandos em Ação, além das marcas próprias conhecidas como Click, Grafit, Arca de Noé, Sapeca, Diplomata e Charme. A Tilibra ganha notoriedade e se consolida como a marca mais lembrada pelos estudantes brasileiros e entra no ranking das maiores empresas do país, de acordo com a Revista Exame. A chegada dos personagens da Disney como Mickey, Minnie, Ursinho Pooh e outros renomados personagens de sucesso solidificaram os diferenciais dos produtos Tilibra.
  • 1981 - 1990

    As metas dessa época tiveram como base a consolidação da qualidade dos produtos, da tecnologia avançada, do desenvolvimento dos recursos humanos, do marketing e do início de licenciamentos de grandes marcas como Garfield e Snoopy. Nesta década a Tilibra participa da primeira Feira Escolar no Parque do Ibirapuera.
  • 1971 - 1980

    A década de 70 foi marcada pela morte do Sr. João Batista Coube, época em que houve a mudança do nome "Typografias e Livrarias Brasil" para TILIBRA S/A, aproveitando as iniciais de cada uma das palavras do nome anterior. A partir de então, seus quatro filhos deram continuidade aos trabalhos do pai e iniciaram uma nova era na história da empresa.
  • 1951 - 1960

    Em 1962, o prédio comercial de quatro andares ficou pequeno para comportar a expansão comercial dos negócios e a gráfica foi transferida para a Rua Aymorés, na Vila Cardia, ocupando uma área de 6 mil metros da área total de 40 mil metros quadrados.
  • 1941 - 1950

    Em meados da década de 40, o nome da empresa do Sr. João Coube mudou para "Typografias e Livrarias Brasil", a primeira sociedade anônima de Bauru. Em 1949, ocorreu um momento especial com a inauguração de um prédio de quatro andares que ligava a Rua batista de carvalho à Avenida Rodrigues Alves. A loja ficava no pavimento de baixo e a gráfica nos andares superiores.
  • 1920 - 1930

    Em 1928, o fluminense João Batista Martins Coube resolveu vender sua própria casa e começar seu empreendimento, com uma porta comercial chamada de "Typografia Brasil" na Rua Batista de Carvalho, em Bauru, centro-oeste do Estado de São Paulo. Em pouco tempo o primeiro prédio ficou pequeno para comportar a expansão da "Typografia Brasil", que passou a comercializar brinquedos, tintas, artigos para escritório e engenharia, e a atividade comercial passou para um prédio bem maior ao lado.

Meio Ambiente

QUALIDADE E MEIO AMBIENTE

Sistema de Gestão Integrada e Política da qualidade e do meio ambiente
 

O SGI é o Sistema de Gestão Integrada da Tilibra que agrega as políticas da Qualidade e do Meio Ambiente.

Na Tilibra, os produtos estão em sintonia com a sustentabilidade ambiental. Por isso, as certificações conquistadas pela empresa são de grande importância, pois garantem e comprovam que a origem das matérias-primas e dos nossos processos de produção estão dentro das normas e padrões mundiais de sustentabilidade. A Tilibra possui a certificação ISO 9001 desde 2009.

 

Confira o compromisso assumido pela Tilibra em relação à Qualidade e ao Meio Ambiente e as políticas que fazem parte do SGI:

Acco Brands Brasil Ltda., atuante no mercado nacional e internacional, enquanto empresa responsável proverá os recursos e estrutura necessários - dentro de suas capacidades - visando a melhoria contínua de seus processos, a satisfação das necessidades de seus clientes, a redução dos impactos significativos por ela gerados, e o controle dos riscos oriundos de suas atividades. 

Entendemos como Política Integrada:

aMelhoria contínua dos nossos produtos, processos, serviços e do SGI;

aAtender a requisitos sejam eles legais, de clientes e os demais que são aplicáveis;

aRecursos e informações disponíveis para atingir metas e objetivos;

aProteção ao meio ambiente incluindo prevenção à poluição, riscos e perigos das atividades desenvolvidas.



 

QUALIDADE

Destinação de Resíduos Líquidos

A Tilibra, sempre preocupada com o meio ambiente, possui sua própria Estação de Tratamento de Efluentes, a ETE, que foi instalada em 2006, tratando tanto os resíduos industriais quanto os sanitários. A empresa foi a pioneira da cidade de Bauru a tratar seus efluentes.

Coleta Seletiva e Destinação de Resíduos Sólidos

A coleta seletiva começa no momento em que nossos profissionais descartam os materiais nos recipientes corretos, evitando que ocorra a contaminação cruzada entre os diferentes resíduos ou a sua descaracterização. Embalagens, sucatas, metais e panos de limpeza são devidamente separados e encaminhados para empresas de tratamento.

O papel, que é a principal matéria-prima transformada na empresa, também é separado, classificado e vendido às empresas de reciclagem para sua reutilização. Todos os resíduos gerados em nossas atividades são destinados de forma que não causem danos à natureza.

Por ser uma empresa do setor gráfico, a Tilibra utiliza grande quantidade de papel em seu processo produtivo. Sendo assim, os fornecedores da empresa são criteriosamente escolhidos.

Certificação FSC®

A certificação FSC® (Forest Stweardship Council® - Conselho de Manejo Florestal) garante que a madeira utilizada na fabricação do papel deste livro provém de florestas que foram gerenciadas de maneira ambientalmente correta, socialmente  justa e economicamente viável, além de outras fontes de origem controlada. 

A certificação FSC reforça o compromisso que a Tilibra possui com o meio ambiente e a sociedade. Este compromisso é constantemente relembrado aos funcionários, clientes, representantes e fornecedores da empresa. Procure por produtos certificados FSC®.

Código de Licença: FSC-C003148

Compromissos Culturais e Esportivos

A Tilibra acredita e apoia projetos culturais, educacionais e esportivos que promovam o crescimento individual e coletivo, desenvolvendo habilidades e incentivando na realização de sonhos. Conheça alguns deles.

Circuito Cidades Paulistas

Competição gratuita, realizada em Bauru (SP) e patrocinada pela Tilibra em 2018, reuniu mais de 2500 atletas profissionais e amadores nas modalidades corrida e caminhada. 
 

Galeria de imagens

Espaço Jolie Clube

Promovido desde 2015 em shoppings de São Paulo e região. É um espaço temático itinerante, com atividades gratuitas para crianças. 
 

Splash

Espetáculo teatral, lançado em 2017, com o patrocínio da Tilibra. Foi indicado ao Prêmio São Paulo de Incentivo ao Teatro Infantil e Jovem 2018, na categoria de Melhor Espetáculo do Ano em Sustentabilidade.
 

Clube Jolie - Youtube

Jolie é uma marca Tilibra lançada há mais de dez anos e consolidada como uma das mais queridas entre o público infanto-juvenil. Em 2017, a marca anunciou um importante passo em sua trajetória: o lançamento de uma série animada no YouTube. Desde então, a série passou por evoluções e em 2019 começou a ser exibida em um novo formato. Com a intenção de acompanhar as tendências mundiais do mercado de entretenimento, o Clube Jolie passou a ser protagonizado por garotas reais. Vale ressaltar que o novo casting não substitui as bonecas da animação, mas representam um grupo de amigas que são fãs do canal e do universo da marca Jolie e se reúnem sempre depois da escola para abordar temas pertinentes aos espectadores. Para conferir, acesse: www.youtube.com/JolieClube

Bauru Basket

Desde 2018, a empresa apoia, por meio da lei de incentivo ao esporte, às equipes Bauru Basket e Sesi Vôlei Bauru. A Tilibra acredita que esse suporte aos times é uma forma de valorizar a comunidade em que está inserida.

Feira Bett Educar

A Tilibra esteve presente na 26ª edição da Feira Bett Educar que aconteceu entre os dias 14 e 17 de maio de 2019, em São Paulo. O objetivo da nossa participação no evento foi divulgar os produtos para o setor educacional, tendo como público alvo as escolas, tanto do setor público, como do privado, além dos profissionais envolvidos nessa área.

 

Arraiá Aéreo

Em 2019, a Tilibra patrocinou o Arraiá Aéreo, evento realizado no Aeroclube de Bauru nos dias 8 e 9 de junho. O objetivo do projeto é usar a “mágica” da aviação, ciência e tecnologia para motivar jovens a acreditarem nos seus sonhos. A abertura do Arraia Aéreo contou com a chegada especial do astronauta Marcos Pontes e do comandante Tike Bazaia a bordo do avião T-6, aeronave que serviu como inspiração para Marcos Pontes se tornar piloto, acompanhados pela Esquadrilha EJ.

Rio2C

O Rio2C é o maior encontro de criatividade e inovação da América Latina. Desde sua primeira edição, o evento é referência no mercado ao abraçar e ampliar a estrutura do RioContentMarket, plataforma de debates, tendências e negócios relacionados ao segmento audiovisual desde 2010. 
Em 2019, Danielle Mello, Gerente de Marketing Digital da Tilibra, esteve presente no evento representando a empresa no painel eSports - Entretenimento, Engajamento e Mídia, que tinha como objetivo destacar o mercado de e-Sports no Brasil e no mundo. Danielle falou sobre as tendências e oportunidades para as marcas nos segmentos de jogos eletrônicos.

5ª Meia Maratona de Bauru

Em 2018, a Tilibra patrocinou a 5ª Meia Maratona realizada em Bauru. O início da corrida aconteceu no Bauru Shopping, na rua Henrique Savi, às 7h. Os participantes percorreram distâncias de 21km, além de percursos alternativo de 14km e 7km.

 

Filme: Não Se Aceitam Devoluções

A Tilibra foi uma das patrocinadoras do filme 'Não Se Aceitam Devoluções'. A comédia protagonizada por Leandro Hassum conta a história de Juca Valente, dono de um quiosque no litoral paulista que só quer saber de diversão. Mas, sua vida toma outro rumo quando sua ex-namorada americana deixa um bebê com ele e desaparece. Juca então parte para os Estados Unidos para devolver a criança sem imaginar que começaria a gostar de ser pai.

HackRoom Tilibra

Reality show on-line com premiação de R$ 20 mil para estimular os jovens a tirarem suas ideias do papel. A edição foi exibida no canal da gamer e influenciadora digital Malena, em fevereiro de 2020.

Osesp

Com recursos disponibilizados por meio da lei federal de incentivo à cultura, a Tilibra apoiou a Temporada 2022, de 112 concertos sinfônicos e 25 não sinfônicos da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp) na Sala São Paulo. 

Poderosas Vitaminas

O projeto, patrocinado pela Tilibra por meio de Leis de Incentivo, realizou apresentações teatrais sobre alimentação saudável a 280 alunos de escolas infantis de Bauru (SP).

Rodocine

O projeto, patrocinado pela Tilibra, proporciona gratuitamente a experiência integral de uma sala de cinema drive-in, para famílias que não possuem acesso a atividades culturais.

SESI Vôlei Bauru

Desde 2018, a empresa apoia, por meio da lei de incentivo ao esporte, à equipe Sesi Vôlei Bauru. A Tilibra acredita que esse suporte é uma forma de valorizar a comunidade em que está inserida.

Associação Pró-Esporte e Cultura

A Tilibra apoia o “Curso de Formação On-line”, executado pela Associação Pró-Esporte e Cultura de Ribeiro Preto (SP). O projeto oferece aulas de Libras, Braile, Tecnologias assistivas para deficientes visuais e Práticas inovadoras de cuidado em saúde mental.